-
Arquitetos: GCA Arquitectes
- Área: 3300 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jordi Miralles
-
Fabricantes: Tamiluz
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto compreende a reforma integral de um obsoleto edifício corporativo, transformando-o em um hotel quatro estrelas. O resultado é uma edificação com um subsolo, térreo (onde se localiza o restaurante) e sete pavimentos, totalizando 63 quartos.
O escritório GCA desenvolveu tanto o projeto arquitetônico quanto o de interiores, buscando um resultado perfeitamente integrado.
O pátio localizado no centro do edifício acomoda o núcleo de circulação vertical formado pelas escadas e elevadores panorâmicos. Este pátio serve tanto para a ventilação para as escadas como para a continuidade espacial e iluminação natural do térreo. A parede desde pátio é inteiramente revestida de espelhos, causando a sensação do espaços ser muito maior e criando uma relação visual interessante entre os diferentes pavimentos.
Os quartos do hotel foram resolvidos através de uma solução diferente do convencional, eles foram intercalados entre si para otimizar a largura do edifício (12 metros) e para possibilitar que 4 dos 8 quartos fossem voltados para a fachada. O uso de espelhos, que duplicam visualmente o espaço, e de diferentes tons de branco ajuda a criar uma atmosfera neutra que transmite uma sensação de calma, relaxamento e amplitude.
O banheiro das unidades é atomizado, as três peças (toalete, pia e ducha) são dispostas independentemente no quarto, permitindo seu uso simultâneo.
Há dois tipos de elementos de armazenamento, um deles é um armário oculto, o outro é um sistema de prateleiras abertas.
A iluminação é parte essencial do projeto; ela é resolvida através de lampadas indiretas no forro ou por luminárias decorativas, com particular ênfase no controle de consumo de energia. A atmosfera dos quartos é expandida para as áreas comuns do hotel, criando uma identidade para o todo.
O térreo é dividido em três áreas. A primeira, próximo ao acesso, serve como bar e recepção; a segunda - o pátio - é a área de estar ou lounge; e a terceira é a área de jantar, com a cozinha exposta através de uma abertura panorâmica através da qual pode-se ver o Chef Paco Pérez (estrela Michelin) em ação.
A paleta de materiais é monocromática: piso e forro brancos, paredes revestidas por espelhos, aço inoxidável e couro.
Algumas esculturas angelicais - obras do escultor Christoph Mertens, ocupam os espaços do hotel.